terça-feira, 20 de abril de 2021

Processos Pedagógicos em eLearning- segundo semestre

 

Temática 1 - A Pedagogia do eLearning



Tarefa 1 

Publicar uma bibliografia anotada sobre o papel do professor online com 2 itens

MESTRADO EM PEDAGOGIA DO ELEARNING

 

 

Processos Pedagógicos em eLearning

UC 12030

 

BIBLIOGRAFIA ANOTADA

 

 

Paula de Sá Pedroso

 

Estudante n.º 802314

 

Professoras:

Doutora Paula Carolei

Doutora Lina Morgado

 

 

ABRIL DE 2021


Introdução

Inicio esta introdução clarificando a escolha do tema.

Presidiram a esta escolha, dois objetivos:

1.   Corresponder ao tema geral solicitado nesta unidade curricular;

2.   Prática profissional e que tem a ver com a minha ação como tutora na UAb desde o ano letivo de 2009/2010 - tudo o que possa contribuir para melhorar a minha prática e corresponder aos desafios permanentes que as tutorias exigem de nós, é encarado por mim como uma mais valia.

 

 


 

Seleção 1.

Costa, A., Morgado, L. (2018). Formação aberta e a distância de tutores: modelos e práticas luso-brasileiros, In Pedro, A. et al. (Eds). Technology Enhaced Learning: Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação, pp- 1539-1551, Lisboa: Instituto de Educação de Lisboa. Obtido de 

             http://hdl.handle.net/10400.2/9722    

O texto incide sobre a Formação Aberta e a Distância (inicial e contínua), para trabalhadores e docentes da área da saúde (Escola Nacional de Saúde Pública “Sérgio Arouca”, Brasil). Afirma que as conceções /modelos e práticas adotadas, determinam a forma como irão decorrer os processos de formação.

Clarifica o modelo definido para os tutores deste curso e o papel do tutor ‘facilitador’ no caso da UAb, concluindo que o contexto é fundamental e determina o modelo a utilizar e a atuação do tutor.

“Parece haver uma relação direta entre um determinado modelo de educação a distância adotado e a forma como o tutor/docente exerce a tutoria.” (p.1549)


O texto é significativo pois esclarece a importância das tecnologias digitais para a Formação Aberta e a Distância, clarifica a importância do tutor e dos modelos que influenciam a sua ação, aplicando-se a máxima: uma mesma roupagem não serve a todos, ou a frase de Ortega Y Gasset “Eu sou eu e a minha circunstância.”, no fundo, a apologia da equidade.

 

Seleção 2.

Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa., Guimarães, Márcia., Mattar, João., Rodrigues, Lucilene Marques Martins. (2019). Formação inicial e continuada de tutores para a educação online. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 2 (nov. 2019), p. 29-44. Obtido de https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp29-44

Texto que efetua uma revisão da literatura em língua portuguesa sobre duas dissertações que definem e avaliam tutorias em EaD: 1. preparação do tutor para o desempenho das suas funções e 2. formação continuada do tutor. Foi necessário avaliar os cursos através da recolha de dados e retiradas conclusões: a importância atribuída à formação- preparação para a prática (1) e reflexão sobre a prática (2), a interação com o professor responsável / grupo de pares.

“(…) pode-se considerar que os dois tipos de formação (…)  deveriam ser adotadas de maneira associada, a fim de que se possa atender às necessidades do tutor desde o seu ingresso na instituição, bem como acompanhar o tutor ao longo de sua prática, buscando continuamente seu aprimoramento e, consequentemente, o crescente desenvolvimento do curso e da formação oferecida.” (p.76)


Releva desta análise a importância de se combinar as duas formações (inicial e contínua), a formação continuada, como sendo fundamental para o desempenho de funções de tutoria, e o enfoque geral na formação, como garante de qualidade e que se constitui como a pedra de toque deste texto, sendo a prova cabal em como a formação ao longo da vida é um pressuposto da contemporaneidade.


TAREFA 2

A pares: Ana Couto e Paula Pedroso

O papel do professor Online


https://view.genial.ly/6081eb80a519ff0dacbb59e1



Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial