Processos Pedagógicos em eLearning- segundo semestre
Temática 1 - A Pedagogia do eLearning
Tarefa 1
Publicar uma bibliografia anotada sobre o papel do professor online com 2 itens
MESTRADO
EM PEDAGOGIA DO ELEARNING
Processos
Pedagógicos em eLearning
UC
12030
BIBLIOGRAFIA
ANOTADA
Paula de Sá Pedroso
Estudante n.º 802314
Professoras:
Doutora Paula Carolei
Doutora Lina Morgado
ABRIL
DE 2021
Inicio
esta introdução clarificando a escolha do tema.
Presidiram
a esta escolha, dois objetivos:
1.
Corresponder ao tema geral solicitado nesta
unidade curricular;
2.
Prática profissional e que tem a ver com a minha
ação como tutora na UAb desde o ano letivo de 2009/2010 - tudo o que possa
contribuir para melhorar a minha prática e corresponder aos desafios
permanentes que as tutorias exigem de nós, é encarado por mim como uma mais
valia.
Seleção
1.
Costa, A., Morgado, L. (2018). Formação aberta e a distância de tutores: modelos e práticas luso-brasileiros, In Pedro, A. et al. (Eds). Technology Enhaced Learning: Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação, pp- 1539-1551, Lisboa: Instituto de Educação de Lisboa. Obtido de
http://hdl.handle.net/10400.2/9722
O texto incide
sobre a Formação Aberta e a Distância (inicial e contínua), para trabalhadores
e docentes da área da saúde (Escola Nacional de Saúde Pública “Sérgio Arouca”, Brasil).
Afirma que as conceções /modelos e práticas adotadas, determinam a forma como
irão decorrer os processos de formação.
Clarifica o
modelo definido para os tutores deste curso e o papel do tutor ‘facilitador’
no caso da UAb, concluindo que o contexto é fundamental e determina o modelo a
utilizar e a atuação do tutor.
“Parece haver uma relação direta entre um
determinado modelo de educação a distância adotado e a forma como o
tutor/docente exerce a tutoria.” (p.1549)
O texto é significativo
pois esclarece a importância das tecnologias digitais para a Formação Aberta e
a Distância, clarifica a importância do tutor e dos modelos que influenciam a
sua ação, aplicando-se a máxima: uma mesma roupagem não serve a todos, ou a
frase de Ortega Y Gasset “Eu sou eu e a minha circunstância.”, no fundo, a
apologia da equidade.
Seleção
2.
Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa.,
Guimarães, Márcia., Mattar, João., Rodrigues, Lucilene Marques Martins. (2019).
Formação inicial e continuada de tutores para a educação online. "RE@D –
Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967.
Vol. 2, nº 2 (nov. 2019), p. 29-44. Obtido de https://doi.org/10.34627/vol2iss2pp29-44
Texto que efetua uma revisão da literatura em língua portuguesa sobre
duas dissertações que definem e avaliam tutorias em EaD: 1. preparação do tutor
para o desempenho das suas funções e 2. formação continuada do tutor. Foi
necessário avaliar os cursos através da recolha de dados e retiradas
conclusões: a importância atribuída à formação- preparação para a prática (1) e
reflexão sobre a prática (2), a interação com o professor responsável / grupo
de pares.
“(…) pode-se considerar que os dois tipos
de formação (…) deveriam ser adotadas de
maneira associada, a fim de que se possa atender às necessidades do tutor desde
o seu ingresso na instituição, bem como acompanhar o tutor ao longo de sua
prática, buscando continuamente seu aprimoramento e, consequentemente, o
crescente desenvolvimento do curso e da formação oferecida.” (p.76)
Releva desta análise a importância de se combinar as duas formações
(inicial e contínua), a formação continuada, como sendo fundamental para o
desempenho de funções de tutoria, e o enfoque geral na formação, como garante
de qualidade e que se constitui como a pedra de toque deste texto, sendo a
prova cabal em como a formação ao longo da vida é um pressuposto da
contemporaneidade.
TAREFA 2
A pares: Ana Couto e Paula Pedroso
O papel do professor Online
https://view.genial.ly/6081eb80a519ff0dacbb59e1
Etiquetas: Processos Pedagógicos em eLearning #ppel
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